segunda-feira, 23 de maio de 2011

a maior enchente de maraba

Fatos Recentes



Palacete Augusto Dias, sede do Poder Legislativo Municipal.
Em 1980 a cidade é assolada pela maior enchente da sua história, o Rio Tocantins sobe 17,42 metros. Em consequência disto há um replanejamento urbano sobre o crescimento e expansão da cidade. Em 1984, entra em funcionamento a Estrada de Ferro Carajás, e em 1988 dá início aos preparativos para a instalação de indústrias siderúrgicas, para produção de ferro-gusa, negócio que veio trazer grandes benefícios e expansão para o município.
Em 5 de abril 1990 é promulgada a Lei Orgânica do município de Marabá. A população do município aumentou significativamente durante a década de 1990, e em meados de 1998 o número de habitantes fixos alcançava 157.884, no ano seguinte, a cidade, se firma como a sede de grandes eventos de repercussão nacional. Durante a gestão do então prefeito Geraldo Veloso o município passou por um acelerado processo de modernização estrutural, política e econômica, ganhando destaque pelo expressivo crescimento apresentado. Em consequência dessas reformas o município, durante os anos de 2002 até 2008, recebeu uma grande massa de investimentos, que culminou no fato da cidade ter se tornado um polo industrial metal-mecânico. Atualmente a população marabaense está em torno de 203.049 habitantes, segundo estimativas oficiais, e o crescimento dessa estimativa é inevitável, já que a cidade está em processo de desenvolvimento acelerado e recebe muitas pessoas vindas de outras localidades.

4 comentários:

  1. Eu trabalhei na construção da PA-275 no ano de 1982 na Empresa Copavel,fiscalizando a Construtora CCO.Realmente no periodo de chuva a cidade de Marabá e castigada pelas enchentes do Rio Tocantis que aumenta o seu volume em +- 5%.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,gostaria de vê as fotos da enchente de 1982, para um trabalho na minha escola.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber sobre a primeira ponte sobre o rio itacaiunas para um trabalho

    ResponderExcluir